DiveLog Logo Icone de Menu Hamburguer

Notícias

Caminhões elétrico e autônomo com tecnologia gaúcha já são realidade

Investimento ainda é alto mas há empresas apostando na viabilidade e custo-benefício.

maio, 2022

Ícone do LinkedIn Ícone do Instagram Ícone do Facebook

Caminhão elétrico produzido aqui na Serra gaúcha com foco nas entregas urbanas. Um caminhão autônomo para operar dentro da planta fabril e garantir a maior precisão ao movimentar os produtos. Duas tecnologias foram apresentadas durante a Fenatran 2022 — maior salão de transporte da América Latina que ocorreu de 7 a 11 de novembro em São Paulo — e que devem estar no horizonte dos empresários. Para o diretor de desenvolvimento de novos negócios da Divelog, Júnior Cavalca, as novidades em energias limpas foram os principais destaques da feira. Para o executivo, oito lançamentos merecem destaque:

Com sotaque gaúcho

Para Cavalca, no lançamento do caminhão de entregas urbanas da Arrow, muitos pontos chamaram a atenção. “O primeiro deles, é claro, não poderia ser outro: um projeto 100% brasileiro, feito no Rio Grande do Sul, em um dos principais pólos metal mecânico do Brasil, que é Caxias do Sul, com indústrias mundialmente renomadas como Randon e Marcopolo”, ressalta. O executivo destaca que no Arrow, a plataforma foi pensada na facilidade e produtividade do operador — garantindo maior eficiência nas entregas urbanas.

“Todo o painel de comandos foi colocado ao lado direito do motorista, para que o mesmo tenha facilidade de sentar e se levantar do banco, dando mais mobilidade a cada parada. Outro fator interessante é a porta de saída ao lado direito do motorista, fazendo com que, além da agilidade, garanta a segurança do condutor, pois sempre estará ao lado da calçada”, detalha.

Notícia 3

Além disso, o diretor da Divelog ainda chama a atenção para o espaço útil, que foi foi desenvolvido para garantir 20% a mais de capacidade de carga que uma van. “Além de um sistema de gaiola, onde a mesma sai do veículo, permitindo o embarque de outra gaiola, reduzindo o tempo de carregamento das encomendas”, observa.

A autonomia no Arrow gira, em torno de, 250 quilômetros de rodagem, semelhante aos demais caminhões elétricos. “O que assustou um pouco foi o preço, na média de R$ 750 mil. Mas como toda tecnologia, precisamos fazer o ROI, que não chegamos a fazer, mas acreditamos que tem viabilidade”, afirma, ao frisar que a Localiza já adquiriu 100 unidades para sua divisão de Locação de Pesados.

Autonomia dentro da planta

Outro projeto interessante, segundo o diretor de desenvolvimento de novos negócios da Divelog, Júnior Cavalca, é o caminhão autônomo nível 4 produzido pela Mercedes-Benz em parceria com a Ypê, fabricante de detergentes e afins. “Ele foi desenvolvido para operar dentro da planta fabril para encostar na doca de carregamento com maior precisão e assertividade, que o fator humano muitas vezes não é capaz. Ao todo, foram adquiridas quatro unidades pela Ypê”, conta.

De acordo com o executivo, a fabricante de detergentes buscou a garantia e segurança de um veículo autônomo, que consegue analisar e enxergar qualquer movimentação próxima a ele. “Com essa parceria, a Mercedes-Benz dá um passo importante em relação à questão de caminhões autônomos de menor porte no Brasil”, avalia.

O preço, mais uma vez, é o que pode assustar o empresário. Segundo Cavalca, o veículo produzido para a Ypê custou, cerca de, R$ 2,5 milhões por unidade. “Mas, de novo, precisamos fazer o ROI antes de tirar qualquer conclusão, pois um veículo autônomo pode produzir de 80% a 90% do tempo”, pondera.

Últimas notícias

Ultimas notícias

Notícias

Motores ligados para o Futuro da Logística

Divelog marca presença no maior evento do setor

Leia mais
Ultimas notícias

Notícias

A logística como solução de crises é tema de seminário da Divelog

Evento reunirá speakers de renome em Novo Hamburgo/RS para falar sobre a retomada do Rio Grande do Sul após a enchente de maio

Leia mais
Ultimas notícias

Notícias

Humildade, laços familiares sólidos e respeito aos colaboradores: os pilares do sucesso da Rodonaves

Diretor de Novos Negócios da Divelog visita sede da holding em Ribeirão Preto

Leia mais